sexta-feira, 1 de março de 2013

Iluminação contemporânea.













EFEITOS LUMINOSOS PARA O DESIGN 

ARQUITETÔNICO































































































Para quem estuda luminotécnica, distribuir a luz uniformemente por todo o
ambiente, na quantidade ideal para o tipo de atividade desenvolvida no local, seguindo as normas estabelecidas, certamente concorda que este é apenas o feijão-com-arroz do que hoje é possível criar em projeto de iluminação.
Individualismo, flexibilidade, velocidade e avidez pelos estímulos e prazeres: em torno destas premissas gira o mundo atual. E, para atender às demandas geradas por este público, que convive nos mesmos espaços com a diversidade de pensamento e tendências, a luminotécnica teve de ultrapassar a barreira da funcionalidade para participar da criação do espaço, com os chamados efeitos luminosos.
Para entrar no ritmo desta sociedade, movida pela busca emergencial da satisfação e novidade, é necessário ao lighting designer o entendimento de que as soluções, que hoje são absolutamente o que há de mais moderno, estão em constante mudança e aperfeiçoamento. Cabe ao profissional garimpar novidades e criar, seguindo ou se adiantando à toada da modernidade.
Muito além de simplesmente iluminar, os projetos luminotécnicos contemporâneos podem ter como finalidade promover economia de energia elétrica, decorar, dar conforto, estimular sensações como relaxamento, alegria, vibração etc.

 Entre as técnicas mais utilizadas para se chegar a estes resultados, estão: luz de destaque, banho de luz ou wall wash, jogos de fachos, jogos de sombras, silhueta, up light, down light, front light, back light, luz rasante, iluminação decorativa, controle de intensidade de luz, luz estrutural ou arquitetônica, chiaroescuro e sfumato, entre outros.


fonte: Lume Arquitetura

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...