terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A profissão!

mercado-de-trabalho-confira-as-areas-de-destaque-em-2014




















Profissionais de gerenciamento e professores de ginástica coletiva estão em falta no mercado. 


Assim como a economia, o mercado de trabalho é regido pela lei da oferta e da demanda. Quanto mais profissionais se dedicarem a uma área específica, menos valorizada ela será. Para 2014, o mercado de trabalho na área da educação física não deve sofrer grandes alterações e eventos internacionais, como a Copa do Mundo, que será realizada no Brasil, poderá até ser negativa para alguns estabelecimentos.

Copa do Mundo pode prejudicar vendas nas academias de ginástica

Luis Amoroso é consultor e diretor superintendente da Monday Academia e diz acreditar que a Copa do Mundo vai atrapalhar as vendas das academias por conta dos feriados que deve gerar. “As pessoas já conhecem a atividade física e sua importância, mas o evento vai atrapalhar as vendas”, destaca. O profissional também não vê euforia no mercado atual para os profissionais de educação física. “O comportamento é constante e regular. Academias têm sido abertas, mas não é nada que saia da rotina. Agora sabemos mais sobre a abertura de franquias das grandes redes, mas em relação ao número de negócios para o país em si, não muda muito.”

Alvo em 2014: professores de ginástica iniciantes

Apesar do cenário estável, Amoroso indica que algumas modalidades seguem em demanda de profissionais e podem ser estratégicas para quem quer dar uma guinada na carreira em 2014. “Professor de ginástica, por exemplo, está raro e difícil de contratar. É um grande desafio encontrar um bom profissional. Aqueles que estão bem preparados vêm com a experiência de outros lugares e preciso moldá-los de acordo com o conceito da minha instituição. Preciso de uma metodologia definida e não buscar alguém que já vem pronto”, diz.

Aos que estão dando os primeiros passos na carreira, a dica é se preparar desde o começo da universidade, buscando uma diferenciação para o seu trabalho, além de observar o que acontece no mercado. O olhar abrangente, voltado para a gestão de carreira também deve estar no foco dos novatos. Afinal, é importante se preparar para as vagas que mais recrutam.

Procura-se líderes para academias de ginástica

Outro profissional de destaque e em falta no mercado são os bons líderes: “os profissionais da área não se prepararam para a liderança e os cargos administrativos são mais complicados. Encontrar um bom gerente, um bom coordenador, um bom administrador. Vejo um grande potencial para quem se dedica a se desenvolver nesse aspecto. Faltam líderes com visão de negócio”, frisa.

Aulas de luta e funcional ainda no foco das academias de ginástica

Luis Amoroso não quis apontar áreas que tendem a apresentar declínio ao longo do ano, já quer o público é sempre heterogêneo, mas notou que as artes marciais e o treino funcional seguem como forte tendência dentro das academias. “Crescem as aulas ativas e caem as salas de aula zen. Esse tipo de aula está com espaço restrito na grade de desejo de quem entra no mercado. Praticamente nem coloco mais nos meus projetos uma sala zen”, afirma.

Segue estável os treinos intervalados, que visam o fortalecimento do core, e as aulas mais ativas. O interessante também é ficar de olho no que acontece no mundo das celebridades. Assim como acontece no universo da moda e da beleza, que segue as tendências do que acontece na TV e do que usam as famosas, no mundo fitness, o que dá certo com os artistas tende a repercutir positivamente entre os “meros mortais”. “Quando a Shakira falou que recuperou a forma pós-gravidez com a zumba, a dança ganhou um destaque enorme no mundo”, exemplifica Amoroso.

Por Jornalismo Portal EF

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...