terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Kettlebell

kettlebell-vem-ganhando-destaque-no-brasil























Técnica popular entre mulheres, o Kettlebell (bola de ferro oca com uma haste com oito ou 12 quilos) ajuda no desenvolvimento de flexibilidade, força e resistência. 

No século XVI, homens usavam esses Kettlebells para demonstrar sua força em atividades e jogos de competição. Hoje em dia, o Kettlebell pode ser usado tanto como um complemento para uma rotina normal de musculação, ou como a única atividade de um treino. Por ser um treinamento “unilateral”, o Kettlebell promove correções de assimetria corporal, além de auxiliar no desenvolvimento de estruturas articulares fortes e flexíveis. O equipamento exige que as articulações se estabilizem dinamicamente, o que reduz o potencial de lesão e permite maior eficiência na produção de força muscular, treinando também o quadril de forma funcional. Além disso, há também a necessidade de uma estabilização intensa e um enrijecimento completo do corpo para segurá-lo em certas posições, ajudando no equilíbrio e coordenação do praticante. 

Segundo a Federação Internacional de Kettlebell e Fitness (IKFF), as pessoas que praticam 20 minutos de exercícios com a Kettlebell, três vezes por semana, já consegue notar resultados a partir de duas semanas, além de atingir bom nível de condicionamento depois de seis meses. Porém, a entidade alerta que é necessário um condicionamento físico prévio para praticar o exercício por ser considerado de alta intensidade. A federação recomenda que a pessoa que deseja praticar esse tipo de exercício aprenda a técnica com um profissional qualificado antes de qualquer tentativa. Apesar dos exercícios regulares trazerem diversos benefícios, pessoas com algum problema de saúde, como hipertensão, doenças cardiovasculares e doenças crônicas, ou até mesmo restrições de mobilidade por conta da coluna e joelho, devem sempre consultar um médico antes de iniciar a modalidade. 

Por Jornalismo Portal EF

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...