quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Academia todos os dias, posso?




Três dias de atividade física fazem a diferença? Dois? E praticar todos os dias, é ruim para a saúde? Essas são dúvidas de quem começa a frequentar a academia. Por isso, a equipe do blog da Bio Ritmo foi pesquisar para saber se existe um veredito sobre esse assunto.


Segundo o  American College of Sports Medicine, centro de pesquisa americano, a frequência mínima de atividade física é de três dias na semana, com um mínimo de 30 minutos de exercícios. Para os estudiosos americanos, com esse tempo e uma atividade de intensidade moderada já é possível sentir uma melhora no condicionamento físico, capacidade muscular, manutenção do peso, entre outros.

A líder de retenção, Ana Pascolato, reforça o estudo americano e afirma que três vezes por semana de pratica de exercício de intensidade moderada podem gerar benefícios rapidamente. “O professor pode indicar as melhores atividades e que são mais adequadas para o perfil de cada aluno, o que tornará os dias mais prazerosos”, explica.

E para aqueles que desejam frequentar a academia todo dia? A professora Ana conta que a frequência máxima depende do nível de condicionamento do aluno. “Os iniciantes precisam de períodos de descanso maior do que alunos que tem um alto nível e tempo de treino”. Mas ela também faz um alerta: “Independente do tempo de prática, o repouso é indicado para que se evite overtraining e lesões. É no período de descanso que o corpo evolui, pois as reservas musculares são refeitas e ocorre o anabolismo (formação de músculo)”, diz.

Com isso, a dica que fica é: se você está começando na academia, vá com calma. Converse sempre com o seu professor para saber quando você pode aumentar a frequência e qual é a melhor maneira. Assim seu rendimento será melhor e você aproveitará mais os dias disponíveis para treinar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...